1 - Reduza o tempo de ecrã
O maior consumidor de bateria do smartphone é o ecrã. Quanto mais o usa — seja para redes sociais, vídeos ou mensagens — mais rapidamente a bateria se esgota. Para poupar, limite o tempo em que o telemóvel tem o ecrã ligado, sublinha o site WireCutter. A forma mais simples de o fazer passa por reduzi-lo até o ecrã apagar automaticamente. Por exemplo, se reduzir o tempo de bloqueio de três minutos para um minuto, pode poupar até 50 minutos de ecrã por dia.

2 - Economize energia
Uma das (grandes) vantagens do smartphone é que vem equipado com um modo de economia de energia que limita certas funções e reduz o uso de recursos para prolongar a duração da bateria. Este recurso é especialmente útil quando a carga está baixa e não tem o carregador consigo, recomenda o Wired.
3 - Ajuste o brilho do ecrã
Esta é uma forma eficaz de prolongar a bateria. Como pode ser difícil ver o ecrã sob luz intensa, a maioria dos smartphones inclui a opção de brilho automático, que adapta o nível de luz do ecrã consoante o ambiente: mais brilho ao sol, menos em locais escuros.
Testes realizados pelo Wirecutter, site especializado em críticas e recomendações, demonstraram que, com esta função ativa, o consumo de bateria é significativamente menor do que com brilho fixo elevado, sem comprometer a visibilidade do ecrã. Um telemóvel Android gastou 25% da bateria após 60 minutos do teste, enquanto o iPhone precisou apenas de 16%.
4 - Evite carregar a bateria ao máximo – 50% é o ideal
As baterias desgastam-se mais quando estão totalmente carregadas ou descarregadas. O ponto ideal é manter a carga por volta dos 50%, pois a bateria desgasta-se menos. Para quem precisa mesmo de carregar o telemóvel ao máximo, 80% é o limite aconselhado pelo Wired.
5 - Desative os sons e as vibrações do teclado
Esta última dica é para quem está constantemente a escrever mensagens no telemóvel e tem os sons do teclado e as vibrações ativos. Isto pode consumir alguma energia . É certo que é uma percentagem muito pouco significativa, sublinha o Wired. No entanto, associada a outros recursos que fazem com que a carga de bateria baixe, é “mais” um. Por isso, é uma boa ideia desativar estas opções e escrever as mensagens “em silêncio”.