Home / Quantos portugueses fizeram compras online em 2024?

Quantos portugueses fizeram compras online em 2024?

Na rubrica “Números que contam” destacamos, todos os meses, um indicador estatístico que faz a diferença no mercado das comunicações. É a vez das compras online. Sabe quantos portugueses já aderiram ao comércio eletrónico? 

 

49%

Em 2024, 48,9% da população residente em Portugal entre os 16 e 74 anos efetuou compras online nos três meses anteriores à realização do estudo da ANACOM “O Comércio Eletrónico em Portugal e na União Europeia em 2024”, publicado em fevereiro de 2025. De acordo com este relatório, este é um aumento de 5,0 pontos percentuais e bastante significativo em relação aos últimos anos. 

Se alargarmos a janela temporal, os números são ainda mais expressivos: 59,3% da população efetuou pelo menos uma transação online nos doze meses anteriores à realização do inquérito, uma variação de mais 4,6 pontos percentuais face a 2023. Ou seja, cerca de 6 em cada 10 portugueses já fazem compras online. 

No entanto, cerca de 24,2% dos residentes em Portugal com 16 a 74 anos nunca efetuaram compras pela Internet, o que revela que ainda existe uma fatia significativa da população fora do mundo digital — seja por falta de confiança, preferência pelo comércio tradicional ou dificuldades de acesso. 

49% dos portugueses fizeram compras online em 2024

Quem faz compras online?

A população com idade inferior a 54 anos, níveis de escolaridade mais elevados (ensinos secundário e superior), bem como os empregados e os estudantes apresentaram uma maior percentagem na aquisição de bens através do comércio eletrónico. Por zona de residência, foi entre a população residente nas zonas urbanas que se verificou a maior taxa de adesão (53,1%). 
 

 

Afinal, o que compram os portugueses online?

Entre os produtos físicos, o vestuário e calçado lideram sem sombra de dúvida: 73,1% da população que preferiu o comércio eletrónico para adquiriu este tipo de produtos, seguindo-se as refeições entregues ao domicílio (39,6%). Em terceiro lugar surgem os produtos de cosmética, beleza e bem-estar (31,4%), seguindo-se a tecnologia: computadores, tablets, telemóveis e equipamento informático (28,4%). 

 

 

Portugal no contexto europeu do comércio eletrónico

Apesar do crescimento, Portugal ficou na 23.ª posição do ranking da União Europeia (UE27) tanto na percentagem da população que realizou compras online nos últimos três meses como nas vendas online. Isto significa que continuamos abaixo da média europeia, embora a tendência seja de aproximação progressiva.  
 

 

Veja outros temas

Previous
Next