Na rubrica “Números que contam” destacamos, todos os meses, um indicador estatístico que faz a diferença no mercado das comunicações. É a vez do número de subscritores de pacotes de serviços. Sabe quantos são?
4,7 milhões
No final do primeiro trimestre de 2025, existiam 4,7 milhões de subscritores de pacotes de serviços de telecomunicações em Portugal, indicava a síntese estatística da ANACOM referente ao primeiro trimestre de 2025.

De acordo com este resumo, isto representou um aumento de 66 mil clientes face ao mesmo período do ano anterior, ou seja, mais 1,4%. A subida deveu-se principalmente às ofertas 4P e 5P — os pacotes que incluem quatro ou cinco serviços (tipicamente televisão, internet, telefone fixo, telemóvel e, nalguns casos, mais dados ou serviços adicionais). Se nos cingirmos apenas a estes pacotes, registou-se um crescimento de 161 mil subscritores num ano (+6,1%), sendo hoje maioritários: contam 2,8 milhões de clientes, equivalentes a 59% de todos os subscritores de ofertas em pacote.
Já as ofertas 3P (três serviços, normalmente televisão, internet e telefone fixo) ficaram em segundo lugar com 1,6 milhões de subscrições (32,4%), mas foi este o segmento que mais recuou na última década, ao registar uma quebra anual de 6,2% — a maior do período analisado.
Por outro lado, o segmento residencial domina claramente: 86,7% dos subscritores de pacotes são clientes particulares, e dentro deste grupo a maioria optou por ofertas 4P ou 5P (61,7%). Já os clientes não residenciais (empresas e instituições) representam 13,3% do total e preferem, em maior proporção, as ofertas 2P (dois serviços), que aí têm um peso de 23,4%, valor superior ao registado entre particulares (apenas 6,3%).